segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cromatografia

Durante as aulas de química, auxiliados pela professora Silvana nos alunos do ensino médio inovador desenvolvemos no laboratório da escola a pratica da cromatografia de vegetal em papel de filtro.
Cromatografia é um método que utiliza diversas técnicas cujo  objetivo principal é a separação de substancias de uma mistura devido as diferentes afinidades com fins analíticos ou preparativos.  Cromatografia é representada por duas fases, a estacionária e a móvel.  A  fase  estacionária pode ser sólida ou líquida e é formada com materiais escolhidos para reter de forma diferenciada aos componentes da amostra que se deseja separar. Já a fase móvel é o material que se desloca pela fase estacionária, arrastando os componentes de amostra.  Para realizar a pratica primeiramente é preciso escolher um vegetal, picá-lo e colocar em um recipiente com pouco de álcool. Esmagar ate que solte a cor, depois colocar  o liquido em um copo mergulhando a ponta do papel filtro nele, de modo que não encoste  nos lados do copo.
Deixe parado para houver a separação. Quando ocorre a retenção das substancias, o filtro de papel ganha cor, onde cada qual possui seu significado próprio. No resultado final da prática podemos observar que as cores ganharam diferentes posições. A explicação que se tem é quando a densidade de  cada substancia, onde o mais pesado permanece na base e o mais leve se mistura com o álcool e sobe.
Realizar este trabalho nos proporcionou uma experiencia fundamental para a educação, uma vez que podemos compreender claramente o que é cromatografia, e quais são os materiais de laboratorios utilizados.

Um comentário: