ENSINO MÉDIO INOVADOR

Desde 2012, o governo de santa Catarina ofereceu a suas escolas um novo jeito de se trabalhar, inovando a maneira de ensino, a Escola Estadual Básica Governador Bornhausen foi uma das escolas a acolher o projeto, que vem estimulando as redes estaduais de educação a pensar em novas soluções que diversifiquem a vida de seus alunos com atividades integradoras, a partir dos campos de trabalho, ciência, tecnologia e cultura, que melhoram a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino e a torna mais atraente.
Por ser algo novo, é desafiador e instiga a mente de alunos e professores a se aplicarem cada vez mais em seu trabalho. Este projeto foi aplicado às primeiras séries do Ensino Médio, e as demais continuam tendo o ensino padrão. Mas o objetivo do Estado de Santa Catarina é transformar, a partir de 2016, a educação em ensino integral, ou seja, todas as séries farão este ensino.
O objetivo do EMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com um currículo mais completo.
Visando profissionalizar seus alunos, a escola proporciona, além de cinco dias matutinos, três tardes por semana para estudo. As atividades são propostas para desenvolver novas ideias, mostrar a todos os envolvidos suas próprias capacidades e aumentá-las.

Para maior conforto no ambiente de estudos, a escola está recebendo mais recursos, materiais pedagógicos, mudanças na estrutura, etc. Assim, melhora a qualidade de aprendizagem e a vontade de desenvolver o projeto.

Hoje em dia o mercado de trabalho exige que um indivíduo saia da escola formado em uma profissão, capacitado a entrar na vida econômica e fazer render boas fortunas, procura pessoas inovadoras, com espírito de competitividade,com vontade de trazer coisas diferentes ao mundo. O ensino vem nos proporcionando estes tipos de especializações. Em um mundo cada vez mai interligado social, econômica e culturalmente, é fundamental desenvolver nos alunos a percepção de que o conhecimento se realiza por meio de processos “interligados”, ou seja, um depende do outro, a escola depende dos alunos, os alunos dos professores e assim por diante, formando uma cadeia de bons frutos.

Com cerrteza, é um projeto que trará ótimos frutos para a Arroio Trinta e para a sociedade catarinense.

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